Rua XV de Novembro, 793

Informações

Acessibilidade Concluída

SÃO PEDRO DO SUL – Após anos de espera e uma sucessão de esforços, a Câmara de Vereadores de São Pedro do Sul celebra a conclusão de uma obra importante: a instalação e regularização do seu elevador. A iniciativa, que estava paralisada por anos, agora se torna realidade graças à colaboração e ao compromisso de duas gestões. O elevador já está em pleno funcionamento, garantindo a acessibilidade a todos os cidadãos.

A luta por essa obra começou há anos, quando análises jurídicas e laudos técnicos declararam o elevador antigo inoperante e perigoso. Impedidos de usá-lo, muitos cidadãos, especialmente cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, enfrentavam dificuldades para participar das sessões e atividades da "Casa do Povo".

A virada aconteceu em 2024, sob a presidência de Everson Moraes Gonçalves. Ciente do risco de iniciar uma obra que não terminaria em sua gestão, Everson priorizou a acessibilidade e o direito humano. Ele e sua equipe, com o apoio técnico da contadora Deise Pregardier, prepararam o termo descritivo e solicitaram a licitação com foco em total transparência. "Sabia que, por se tratar de acessibilidade e direitos humanos, não haveria problema fiscal em deixar o processo para o próximo ano", destacou o ex-presidente.

O inicio e conclusão da obra foi garantida pelo presidente eleito em 2025, Eduardo Serdotti, que deu sua palavra a Everson de que terminaria o projeto. Mantendo o diálogo constante e superando as burocracias e questões técnicas, Eduardo acompanhou de perto a finalização. "Sempre soube que ele cumpriria a palavra", afirmou Everson, reforçando a confiança no atual Presidente.

O trabalho conjunto resultou não apenas na conclusão da obra, mas também na contratação de uma empresa técnica, a TK Elevadores Brasil LTDA, para a manutenção periódica do equipamento.

A conclusão do projeto representa um marco para a Câmara, que agora pode garantir a inclusão e o cumprimento da lei para todos. A partir de agora, nas próximas sessões solenes, a comunidade verá uma Câmara acessível, que age de acordo com os princípios que defende. A obra, que se arrastava há anos sem solução, é um exemplo de como o desapego partidário e a colaboração em prol da necessidade da população podem fazer a diferença.

O Que É, Sua Importância e Custo

  • O que é: O projeto envolveu a instalação de um novo elevador na Câmara de Vereadores de São Pedro do Sul, substituindo o antigo que estava isolado e sem condições de uso. Posteriormente, foi assinado um contrato para sua manutenção regular.
  • Importância: A iniciativa garante a acessibilidade e a inclusão de todos os cidadãos, especialmente aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. Ao permitir o acesso à "Casa do Povo" sem barreiras, a obra assegura o direito de participação democrática, alinhando a Câmara com as leis e os princípios de direitos humanos que ela mesma defende.
  • Custo: O valor total da obra foi de R$ 110.000,00 para a instalação do novo elevador. O contrato de manutenção preventiva e corretiva custou R$ 1.787,88 por um período de 12 meses.elevador.jpg

Na Sessão do dia 12 de agosto de 2025, o vereador Kiko Panciera protocolou um Requerimento Solicitando a abertura da Frente Parlamentar de Segurança Pública de São Pedro do Sul.

O referido pedido foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores desta casa, sendo assim no dia 19 de agosto (última terça-feira) foi criada a Frente Parlamentar de Segurança que vai atuar na busca de recursos e acompanhar as políticas de segurança pública, promovendo debates e acompanhando todos os aspectos da segurança pública em São Pedro do Sul.

A Frente Parlamentar de Segurança Pública é composta por um (01) vereador de cada bancada do legislativo, sendo no total de seis (6) vereadores, sendo eles Kiko Panciera, Jefferson Lenz, Arizoli Sacerdote, Fátima Ebling, Carlos Seeger e Ivan Roth.

Na primeira reunião que ocorreu na terça dia 12, foram escolhidos o Presidente, vice e secretário da Frente Parlamentar, no qual ficou composta da seguinte forma:

Presidente: Vereador Kiko Panciera

Vice-presidente: Vereadora Fátima Ebling

Secretário: Vereador Ivan Roth

COMISSÃO_SEGURANÇA.jpg

A vereadora Graziela, no mês de junho aprovou mais um projeto, o qual foi aprovado por unanimidade de todos o vereadores desta casa. Que fica instituído no calendário oficial de eventos do Município de SãoPedrodoSul o "Dia Municipal da Equoterapia", a ser celebrado, anualmente, no dia 9 de agosto.

E na data de ontem 19/08/2025, foi aprovado por unanimidade de todos os vereadores desta casa o Projeto no qual veda a nomeação no âmbito da Administração Pública do Município de São Pedro do Sul, para todos os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, ou de provimento efetivo mediante concurso público, seleção simplificada de pessoas que tiverem sido condenadas, nos termos previstos pela Lei Maria da Penha: Lei Federal n° 11.340, de 07 de agosto de 2006- Lei Mariada Penha. grazi.jpg

A Mesa Diretora desta casa legislativa e demais vereadores, concederam uma Moção de Congratulação ao Peão Henrique Bagolin Eich e a Prenda Giovana Eich Fries, pela conquista do 3º Lugar na Categoria Dança Gaúcha de Salão, durante a 16ª edição do Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha – FENART, realizado no último dia 26 de julho do corrente ano em Cristalina, estado de Goiás.

O casal de dançarinos Giovana e Henrique, representaram o CTG Rincão de São Pedro, a cidade de São Pedro do Sul, a 13º Região Tradicionalista e o estado do Rio Grande do Sul, levando a todo o país a cultura gaúcha.Imagem_do_WhatsApp_de_2025-08-13_às_11.17.16_ab7238ab.jpg

 

Subcategorias

logo camara sps 140px

Rua XV de Novembro, 793, Centro
São Pedro do Sul/RS - CEP: 97400-000
Horários de Atendimento:
Segunda, Quarta, Quinta e Sexta: 08:00 às 14:00
Terça-Feira: 08:00 às 11:30 - 14:00 às 18:00
Horário das Sessões Ordinárias:
Toda Terça-Feira às 19:00

 

Mapa do Site